domingo, 25 de dezembro de 2011

Um pouco da minha história

“Você trilha seu caminho, e em meio a tantos espinhos, consegue sair com poucos arranhões e ainda estende um manto dourado.”
Aparecida Ruiz

Certa vez, pensei em escrever um livro. Estava em um trem absolutamente cheio, lotado, onde não conseguia mover os pés, os braços, nem precisava me equilibrar para não cair; algo que fazia parte da minha rotina diária de ida e volta para a faculdade. Comecei a refletir sobre essa batalha que já durava 3 anos, grande parte deles vividos em momentos como esse, já que passava 6 horas do meu dia dentro de trem, metrô ou ônibus. Eram 3 horas para ir e 3 para voltar, intercaladas entre 1 ônibus, 2 trens, 2 metrôs e 1 pedaço de 15 minutos a pé, muitas vezes com um livro de aproximadamente 5 kg nas mãos e uma mochila de mesmo peso.
O que me fez refletir foi o fato de ao chegar à faculdade, tudo aquilo se dissipar. Chegava cansada, mas o fato de ter a oportunidade de estar ali era tão maravilhoso, que sempre me tornava alegre e disposta, mais que muitas pessoas que vinham em seus carros zero e acordavam quase 3 horas depois que eu. Era um sonho que se realizava diariamente, algo pelo qual havia lutado por quase 5 anos.
Pensando em tudo isso, veio-me grande vontade de tornar pública a minha realidade, que assim como a de milhões de pessoas como eu, vencia batalhas diárias para alcançar seus ideais. 
Decidi que queria ser nutricionista aos 15 anos, quando li materiais da disciplina de Nutrição do curso de auxiliar de enfermagem que a minha amiga de classe, do 1° ano do ensino médio fazia. Foi amor à primeira vista. Fiquei ludibriada com as ações das vitaminas e minerais no organismo, com o fato de os alimentos serem usados para potencializar a recuperação das pessoas hospitalizadas. Passei a copiar toda a matéria de Nutrição dela, a ler mais sobre o assunto e a colocar o que ia aprendendo em prática na minha alimentação e da minha família. 
Prestei vestibulinho do curso técnico em Nutrição gratuito do centro Paula Souza, e em 1ano e meio me tornei Técnica em Nutrição. Não contarei os caminhos que trilhei para obter ensino de qualidade que me desse embasamento para conseguir aprovação nessa e em outra prova ainda mais importante, mas fato é que quando faltavam poucas semanas para o término do curso técnico, consegui uma bolsa de estudos de 100% na graduação em Nutrição.
Não posso deixar de comentar como foi o dia em que soube que tinha conseguido uma bolsa para a universidade. Estava tão ansiosa, que saí da aula para ir até a biblioteca do curso técnico para acessar a internet e ver o resultado do processo seletivo. Quando li meu nome na lista de aprovados, mal acreditei, tive que fechar o site e abrir tudo novamente para ter certeza. Tive vontade de abraçar a taciturna bibliotecária – única pessoa presente. Quando voltei à sala, não me segurei, vi os olhinhos ansiosos das minhas amigas direcionados para mim quando abri a porta, então no meio da aula, dei um grito: “Passeeei!!”. Formou-se um montinho de meninas na frente da sala me abraçando. Foi lindo! Elas sabiam quanto tudo aquilo era importante pra mim, e até hoje são minhas amigas. Aquela cena ficou muito clara em minha mente, era sua lembrança que amenizava o aperto do trem, o sono e o cansaço. 
Com o passar dos anos, e principalmente agora, com o exercício da atividade profissional, descobri que não haveria como escrever uma parte importante da minha história sem relacionar à ciência da Nutrição. Afinal, foi por ela que fiz todos os sacrifícios e aguentei até o fim sem lamentar-me, e fui capaz de derrubar inúmeros obstáculos, que aos olhos de muitos pareciam intransponíveis. Foi o amor à Nutrição, e à arte de cuidar do outro por meio dela, o que me fez seguir em frente, me superar, realizar sonhos. Realizo um sonho a cada dia quando, por exemplo, após uma palestra alguma mãe se aproxima para comentar: “Começarei hoje mesmo a mudar a saúde da minha família”. Ou simplesmente, quando recebo comentários positivos sobre os vídeos.
Acredito que meu amor pela Nutrição tenha suas origens mais remotas na infância. Da mesma forma que, graças à boa alimentação, tive saúde para alcançar muitas conquistas, quero poder por meio dela, beneficiar outras pessoas. Escolhi a Nutrição, pois quero estar antes da doença chegar.
O livro não saiu, na verdade, até escrevi algumas páginas, e o que acabei de postar é uma delas, mas descobri que tinha mais cara de blog mesmo que de livro. Tem um pouco da minha história, um pouco de Nutrição, alimentação, não há um único foco. Vou compartilhando aqui aos pouquinhos.
Espero que gostem do blog. Ele é meu manto dourado.
Um beijo enorme pra você Cida! Obrigada por tudo!

Por fim, só pra descontrair:




Feliz Natal para todos!

4 comentários:

  1. Linda mensagem amiga!!!
    Que Deus continue te abençoando cada dia mais em 2012, a você e toda família.
    Amei te conhecer, temos muitas coisas em comum, principalmente, esse sofrimento no transporte público e a distância longínqua que percorremos de casa para faculdade em todos esses anos.
    Mas fala sério: valeu a pena né?
    Parabéns pelo blog e pelos vídeos!
    Beijos nutritivos!!!

    ResponderExcluir
  2. Que história maravilhosa! Parabéns pelo seu trabalho. Realmente o esforço vale muito a pena, demos mais valor a cada gota de trabalho.

    Também fiz o técnido de Nutrição pelo centro Paula Souza, mas minha vida está mais ligada na Psicologia, desde os 13 me interesso pela área.

    Adorei o blog!

    Abraço,
    Bruna.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Bruna!
    Valeu muito a pena sim Bruna, e estou certa de que ainda valerá muito mais!
    Nutrição e Psicologia têm muito em comum, mesmo não seguindo a Nutrição, você irá aproveitar o conhecimento do técnico.
    Grande abraço! Tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Kátia, amiga! Desejo em dobro pra você e sua família.
    Você também sabe o que é lutar por um sonho!E vale a pena sim, com certeza!

    Beijos!

    ResponderExcluir