sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Vídeos sobre Alimentação e Nutrição - A verdade oculta por trás dos rótulos

Já que foi com eles que a idéia do blog surgiu, aí estão os 4 vídeos que elaborei. Todos estão divididos em 2 partes, afim de facilitar a produção. Como eu disse, são bem caseiros, mas acho que mandam o recado.

Surpreendente: Teor de açúcar e gordura em alimentos

Como já comentei, no primeiro vídeo mostro a quantidade de açúcar e gordura de diversos alimentos industrializados.
Você se imaginaria tomando um copo de óleo? É quase o que faz quando consome um pacote de determinado salgadinho.
Você precisa saber!








Por trás dos rótulos: Gelatina é saudável?
Você sabia que a gelatina NÃO é um alimento saudável, que sua quantidade de colágeno é irrisória, e que ela é basicamente uma mistura de açúcar e corantes artificiais? E que mistura semelhante compõe os sucos em pó?
E quanto aos corantes, sabia que muitos utilizados no Brasil já foram proibidos em outros países devido ao seu potencial alergênico e cancerígeno? Saiba quais são eles e em que produtos são encontrados:




Portanto, não se deixe enganar. Mesmo que a propaganda dê a entender que a fruta está dentro do pacote, e que haja frutas decorando a embalagem, os sucos em pó são prejudiciais à saúde se consumidos com a freqüência que vejo serem consumidos hoje, e não se comparam nem de longe aos sucos naturais! Ressalto que quando digo  “naturais”, me refiro aqueles que você faz em casa, utilizando a fruta e controlando a quantidade de açúcar – e só se este for necessário, é claro.


Por trás dos rótulos: Todos os alimentos "integrais" são saudáveis?

Nem todos os produtos rotulados como integrais o são de fato. Saiba como identificar os verdadeiramente integrais, e quais benefícios podem trazer à saúde!
E veja que mesmo consumindo grande quantidade de alimento, você ainda pode ter carência de vitaminas e minerais.









Teor de sal nos alimentos – SURPREENDENTE

Você sabia...
que além do aumento da pressão arterial o alto consumo de sal também está relacionado á diversos outros problemas como osteoporose e até câncer de estômago?...
que estamos ingerindo 5 vezes mais sódio que o homem ingeria no período paleolítico?
E ainda neste vídeo, desfaço mais um mito, mostrando que a sopa instantânea não é um produto saudável, possuindo em apenas1 pacote, mais que o triplo da recomendação de sódio para o dia todo.





Portanto, não se deixe enganar pelos “claims”, aquelas chamadas na embalagem para alguma característica aparentemente benéfica do produto. Baseie-se sempre na tabela de informação nutricional. E fique atento, muitas vezes a tabela apresenta o valor nutricional referente a uma porção pequena do produto, não de toda a quantidade que você vai consumir.

Um comentário:

  1. Andrea, assim como voc~e, sou nutriconista, amo seus videos e acho tudo muito didatico e interessante, mas que tal fazer um grande tabela de quantidade (em colheres) de açúcar, gordura e sódio de todos os alimentos que você já analisou...acho que pra população leiga, fica muito interessante e é uma alerta.

    ResponderExcluir