quarta-feira, 6 de junho de 2012

Decifrando rótulos: Cuidado! O açúcar tem “codinomes”



Vocês estão lembrados da pauta sobre “empanado à base de carne de frango”, na qual expliquei que a ordem com que os ingredientes são listados no rótulo dos produtos segue ordem decrescente de proporção? (http://andreiamouranutri.blogspot.com.br/2012/05/decifrando-os-rotulos-voce-come-pele-de.html).  Isto significa que o primeiro ingrediente da lista é o que está em maior quantidade, até que o último é o que está em menor.

Portanto, evite comprar produtos cujos primeiros ingredientes da lista sejam: açúcar, gordura e sal.

É importante que vocês saibam também, que nem sempre “açúcar” vem designado no rótulo como “açúcar”. A indústria utiliza outras formas e outros nomes para este carboidrato. Listei alguns pra vocês:

-        Sacarose
-        Glicose
-        Glucose
-        Caramelo
-        Melaço
-        Xarope de glicose
-        Xarope de milho (é um açúcar obtido do amido de milho, mas que apresenta os mesmos malefícios)
-        Açúcar invertido
-        Açúcar de confeiteiro
 Todos estes querem dizer “açúcar”.

Verifiquem também se há algum ingrediente da lista que contém açúcar, tais como: chocolate, calda, granulado, leite condensado, doce de leite.

Vamos ver isso na prática?

 Trouxe as informações do rótulo de um produto para vocês analisarem:

Ingredientes:Cereais (40%), aveia e flocos de cereais ( farinha de arroz e de milho, açúcar, maltodextrina, extrato de malte e sal, gorduras de palma, corantes carmim INS 120 e urucum INS 160b), xarope de glicose, cobertura sabor chocolate (16%) (açúcar vegetal, cacau em pó, soro de leite parcialmente desmineralizado, leite em pó integral, massa de cacau, leite em pó desnatado) sal, emulsificante lecitina de soja INS 322, e éster de ácido ricinoléco com poliglicerol INS 475 e aromatizante, açúcar invertido, maltodextrina, extrato de malte, beterraba em pó, polidextrose, corante carmim INS120, aromatizante e acidulante ácido cítrico INS330 e málico. Pode conter traços de amêndoas, castanha-do-pará, castanha-de-caju, nozes, avelã, soja e leite.


Viram como aparecem várias formas de açúcar (todas as que estão em vermelho)? Só neste produto vimos 4! Logo, podemos inferir que este é um alimento com considerável quantidade de açúcar.

Vocês conseguiram descobrir qual é este produto?

Então pasmem – este rótulo é de uma barrinha de cereal!


E todo mundo pensa que todas as marcas de barrinha são supersaudáveis...


Portanto, insisto em dizer: Leiam os rótulos dos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário